sexta-feira, 26 de junho de 2009

Presidente do PRB local avalia os seis meses de Djaci

O líder comunitário e presidente do diretório municipal do Partido Republicano Brasileiro (PRB), Manoel Osmindo Clementino, tem uma visão crítica sobre os primeiros seis meses do prefeito de Itaporanga, Djaci Brasileiro (PSDB). Para Manoel, Djaci ainda não mostrou a que veio, “apesar das muitas promessas feitas em campanha”.

Manoel começa citando a prática de nepotismo no governo atual para exemplificar que o tom das palavras de Djaci em palanque é diferente depois que ele assumiu o poder municipal. “A Prefeitura está cheia de parentes de primeiro e segundo graus do prefeito com cargos no primeiro escalão”, denuncia.
Osmindo também critica a postura do governo na saúde municipal, área que, teoricamente, Djaci Brasileiro deveria dar exemplo por ter maior conhecimento em razão de ser médico. Ele cita a constante ausência de médico no posto de Saúde da Família localizado no bairro Bela Vista, que fica na saída para São José de Caiana.
Um outro problema verificado nesse posto é o mau atendimento devido ao grande número de pessoas que o procura. Além dos moradores da Bela Vista, esse posto também atende o pessoal dos sítios Borracha, Catolé, Cravoeiro, Frade e outros. A solução, conforme o líder comunitário, “seria construir um PSF num desses sítios que ficaria incumbido de atender as pessoas da zona rural e desafogaria o posto da Bela Vista”.

No setor urbanístico, Manoel Osmindo observa defeitos na malha asfáltica da cidade, “que está sendo engolida por muitos e grandes buracos, causando prejuízos para os proprietários de veículos e colocando em risco a vida das pessoas, principalmente pedestres, sem contar que deixa a cidade feia, e o tapa buraco que o prefeito está fazendo não resolve, porque a solução é o recapeamento”.
Outros pontos citados por Manoel referem-se ao esgotamento sanitário e ao lixo, ao denunciar que “esgotos correm a céu aberto no loteamento Adailton Teixeira e ruas de outros bairros como Balduino de Carvalho, Chagas Soares e Vila Mocó, assim como também o acúmulo de lixo em praticamente todas as ruas da cidade”.
Na Agricultura, Manoel Osmindo opina que a Prefeitura de Itaporanga deve elaborar uma política de planejamento eficiente que venha acobertar, principalmente, os agricultores mais humildes, ressaltando a distribuição de sementes, construção de pequenos e médios açudes, passagens molhadas e corte de terra. “Este ano, a Prefeitura atingiu a meta e cortou pouco mais de mil horas de trator, mas ainda não pagou aos tratoristas”, diz Osmindo.

Ainda na zona rural, Manoel está preocupado também com os alunos do sítio Frade e Poço Redondo que estudam no sítio Capim Grosso. Em razão da precariedade das estradas, os carros não estavam indo pegá-los e estudantes eram obrigados a caminhar até 7 km para assistirem aula, “mas alguns estão faltando e a preocupação é de eles perderem o Bolsa Família”.
O líder comunitário afirma que a Prefeitura deveria elaborar um projeto na área social para atender pessoas carentes do município, ao invés de, segundo ele, “ficar atrapalhando quem quer trabalhar”. Manoel se refere ao Conselho Tutelar, que, segundo ele, não tem recebido apoio logístico da Prefeitura.
azendo referência ao seu partido, Manoel Osmindo revela que o PRB de Itaporanga tem apenas três anos e conta com 90 filiados. Ele afirma que a legenda partidária está aberta para novas filiações. O partido é oposição no município e aliado do governo Maranhão no Estado e de Lula no plano federal.

Na Paraíba, o nome de maior expressão é o senador Roberto Cavalcanti, que assumiu o cargo recentemente; e no país o nome de maior destaque é o vice-presidente da República José Alencar. Manoel afirma que, como líder comunitário e presidente do PRB, está atento às questões do município. “Recentemente, num encontro do partido, citei ao senador Roberto Cavalcanti o problema da falta d’água em Itaporanga e da nossa luta pela ampliação da adutora , e ele prometeu cobrar empenho do governador José Maranhão, que, parece-me, já foi informado sobre o assunto.”
Com relação às críticas de Manoel, a Prefeitura diz que a resposta a Porcino serve também ao líder comunitário, mas, sobre os buracos no asfalto da cidade, esclarece que o prefeito está aguardando a liberação de recursos para fazer o recapeamento, e como essa liberação não é rápida, foi necessário recorrer ao tapa-buraco.

Fonte: Itaporanga Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário