segunda-feira, 12 de abril de 2010

Câmara devolve orçamento sem votar


Através do ofício CMP nº 28, datado de 08 de abril, da Câmara Municipal de Piancó, tem como objetivo devolver os Projetos de Leis nºs 02, 03, e 04, respectivamente dispondo sobre a LDO, PPA, e LOA, o qual foi protocolado sob o nº 309, na mesma data, junto à Prefeitura. No mencionado ofício, a Câmara devolve as proposições, além de sugerir alterações nas mesmas, podendo-se destacar alguns pontos.

O primeiro item do mencionado ofício traz a seguinte redação: “alteração do valor do duodécimo anual para R$ 647.185,32 no Projeto de Lei Orçamentária Anual nº 04/2010, e na LDO e no Plurianual, os percentuais de previsão orçamentárias de 4,5 para os anos seguintes (2011 a 2013)”.

Uma das razões da Câmara não ter aprovado o orçamento do município em sessão realizada no dia 02 de janeiro, foi porque o valor do orçamento destinado para a Câmara tinha sido fixado em valor muito alto. Aquele projeto foi rejeitado, em 02/01/10. Encaminhado o novo projeto de lei para o Legislativo, em 24/03/10, no caso, o Projeto de Lei nº 04/2010, que trata da LOA, curiosamente a Câmara devolveu, em 08/04/10, o referido projeto de lei porque o valor anual destinado ao Legislativo não chega ao percentual de 7% (sete por cento) da receita corrente líquida, ou seja, naquele oficio, estão dizendo que o valor está baixo.

E o mais curioso é que, agora, estão brigando para que o orçamento da Câmara seja no percentual de 7% da receita corrente líquida. Curiosamente, já a partir de janeiro de 2011, querem que o orçamento da Câmara fique apenas em 4,5% da receita corrente líquida.

Tá difícil de entender o que a Câmara finalmente quer. No dia 02 de janeiro, cinco dos nove vereadores rejeitaram o orçamento do município, porque o valor do orçamento destinado à Câmara tinha sido fixado em valor muito alto (no caso, tinha sido de 7% da receita). Sexta-feira, dia 08/04, depois de 15 dias examinando o novo orçamento (Projeto de Lei 04/2010), a Câmara devolve a Proposta Orçamentária, alegando que o valor previsto para a Câmara era inferior a 7% da receita corrente líquida. Além de devolver também a LDO e o PPA, pedindo para que alterasse os percentuais para os próximos anos, fixando em 4,5% da receita corrente líquida.

As pessoas ficam a perguntar porque os Vereadores não emendaram ou alteraram ou modificaram a Proposta Orçamentária, já que eles têm o poder de assim procederem, e ai, emendavam a proposta orçamentária e já encaminhavam para a o Poder Executivo sancionar, com as devidas emendas. Por que não fizeram isso? Será que é porque não sabem, ou é por que continuam na intenção de tentar prejudicar as regulares atividades da Administração Municipal?

O Município de Piancó continua sem orçamento, pois a Proposta Orçamentária foi devolvida pelo Poder Legislativo.

Existe uma grande diferença, no mundo jurídico, entre rejeitar e devolver a proposta orçamentária. O primeiro Projeto de Lei de Orçamento foi rejeitado em 02 de janeiro, enquanto que este último, ou seja, o PL 04/2010, não foi rejeitado, ao contrário, não foi votado, foi devolvido. Aí está a diferença. Com certeza novidades virão quanto ao assunto em tela.

Um comentário:

  1. sou de piracicaba mas naci em pianco minha cidade e tao simpres e acomchegante gostaria de ver minha familia farias e lacerda obrigado me chamo roseana lacerda de faris voces conhecem

    ResponderExcluir