quarta-feira, 4 de março de 2009

Filarmônica Novo Horizonte o som da cidadania


A banda filarmônica Novo Horizonte e a escola de música Antônio Amâncio, criadas pela Associação de
Moradores do Bairro Belo Horizonte (AMBBH), da cidade de Piancó e presidida pelo radialista Esmaildo Pereira, estão prestando um importante serviço cultural à juventude piancoense, especialmente a de baixa renda, alvo dos dois projetos.

A escola tem servido para descobrir e revelar novos talentos piancoenses para a arte musical.

Dezenas de crianças e jovens, de oito a 20 anos, estão aprendendo mais do que notas musicais e o domínio de um instrumento; estão aprendendo, principalmente, lições de cidadania para a vida.

A banda é o ambiente prático da escola e tem servido para abrilhantar as datas festivas e tradicionais da cidade.
Mas esses projetos só foram viabilizados graças aos recursos destinados à Associação pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), entidade subordinada ao Ministério da Cultura.

O projeto para a obtenção de recursos idealizado pela AMBBH concorreu com outros 550 de todo o país e foi um dos nove da Paraíba aprovados.

O dinheiro liberado pela Funarte foi transformado em instrumentos musicais, que garantiram o nascimento da banda e da escola.

A concretização e a manutenção desses projetos têm sido possível graças ao trabalho voluntário e valioso do professor e maestro Luiz Alberto de França, carinhosamente chamado de Nego Lula.

A banda e a escola já receberam diversas visitas ilustres, a exemplo de João Leite e José de Arimatéia Formiga da Silva (Teinha), professores de música da Universidade Federal da Paraíba e integrantes do JPSax, de João pessoa, que saíram maravilhados com o trabalho da Associação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário