quinta-feira, 30 de abril de 2009

Lúcia Braga anuncia Projeto Povo Cidadão em coletiva na Secom


Em entrevista agendada para esta quinta, Lúcia Braga falará sobre ações da FAC
A presidente da Fundação de Ação Comunitária (FAC), Lúcia Braga, concede entrevista coletiva nesta quinta-feira, às 10h, na Sala de Reuniões da Secretaria de Comunicação.
Ela vai falar sobre as ações que estão sendo postas em prática pela Fundação e anunciar o lançamento do Projeto Povo Cidadão, cujo detalhes serão explicitados na coletiva
.

Policiais do Pelotão de Piancó prendem elementos que tentaram roubar Cabo da PM.

Por volta das 17h50min do dia 29/04/09, na rodovia de acesso à cidade de Emas – PB, três elementos: FLÁVIO MORAIS DE OLIVEIRA, 32 anos, autônomo, solteiro, residente à Rua Felizardo Leite, S/N, JOSÉ GILVAN FERREIRA DOS SANTOS, 30 anos, solteiro, vaqueiro, residente no Bairro da Maternidade e GILDOMAR DE OLIVEIRA MEDEIROS, 35 anos casado, mototaxista, residente à Rua Peregrino de Araújo, S/N, Bairro Santo Antonio, todos na cidade de Patos-PB, ocupavam um Fiat Siena cor preta, placa, MNM 5133/PB, o qual que já se encontrava em fuga, após ter se envolvido em um acidente de trânsito na cidade de Patos; e ao se encontrarem na citada rodovia, com destino ao vale do Piancó, tentaram abordar de forma criminosa, o primeiro transeunte que encontrassem. Na ocasião se depararam com a eventual vítima, o Cabo PM EZILDO SILVESTRE DA SILVA, lotado na 3ª Companhia do 3º BPM e prestando serviço no Destacamento Policial da cidade de Emas.
Na ocasião, os elementos portavam um revólver calibre 38, nº de série 1300723, com o qual tentaram render o militar; provavelmente para lhe tomar uma motocicleta que pilotava, pois, havia no interior do veículo, três capacetes de motociclista.
Porém, ao se ver na mira dos meliantes, o militar, numa ação corajosa, conseguiu se esquivar dos seus agressores e foi aí, que fez contato com o COPOM do 2º Pelotão PM da cidade de Piancó; que deslocou para o local, duas guarnições comandadas pelo 1º TEN DEDEU, comandante daquele pelotão; onde juntamente com o Destacamento Policial Militar de Emas, em pouco tempo depois de iniciadas as diligências, conseguiram capturar os meliantes, os quais foram conduzidos à delegacia de Policia Civil de Piancó e autuados em flagrante e agora se encontram presos, à disposição da Justiça.

Estado decreta situação de emergência, mas Defesa Civil prevê mais chuvas na PB

A Gerência Executiva Defesa Civil estadual encaminhou, nesta quarta-feira 29, para publicação no Diário Oficial do Estado decretos de situação de emergência assinados pelo governador José Maranhão (PMDB) para os municípios de São João do Rio do Peixe, Santarém, Triunfo e Poço José de Moura.
Segundo o gerente operacional de Defesa Civil, Antônio Cavalcante de Brito, estão sendo preparados para homologação do governador, os decretos dos municípios de Uiraúna, Bernardino Batista e Aroeiras. Já foram homologados e publicados no DO os decretos de Patos, Catingueira, Poço Dantas e Sousa.
Brito informou que a Defesa Civil recebeu solicitação de socorro para verificação de instabilidade das barragens Passagem de Madre e do Estado, respectivamente, em Santa Terezinha e Piancó.
Por determinação do secretário da Infraestrutura, Francisco Sarmento, a Defesa Civil mobilizou pessoal da área de barragens da AESA e da secretaria para auxiliar as comissões municipais de Defesa Civil de Piancó e Santa Terezinha.
Equipes da Defesa Civil estadual, sob o comando do coronel Sinval Pinheiro Borges, continuam na área do Sertão paraibano fazendo levantamento da situação das áreas atingidas pelas chuvas e ao mesmo tempo distribuindo cestas básicas, mantimentos e kits de limpeza.
Entretanto, apesar das ações do Governo do Estado, a Defesa Civil Nacional enviou a defesa civil estadual alerta de chuvas fortes na Paraíba nas próximas 24 horas. Nesta quarta e quinta-feira 30, áreas de instabilidade tropicais mantêm as condições de pancadas de chuva no Rio Grande do Norte, na Paraíba e em Pernambuco.
Persiste o alerta de que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, especialmente nas regiões do centro-oeste dos estados de Pernambuco e da Paraíba.
Da Redação (com assessoria)
WSCOM Online

terça-feira, 28 de abril de 2009

Está Ficando Perigoso Residir na Zona Rural

Isolada pela distância, precariedade das estradas e falta de policiamento, a zona rural está se tornando um ambiente perigoso para se viver. É crescente a ação de bandidos nos sítios, fazendas e estradas regionais. E uma das vias mais visadas pelos assaltantes é a que liga Piancó a Aguiar, onde já foram registrados dezenas de crimes contra o patrimônio, o mais recente dos quais no último dia 6 quando dois elementos levaram oito mil reais de um motorista que faz a linha entre as duas cidades.
Outro fato recente ocorreu no sítio Castelo, município de Boa Ventura, na madrugada da sexta-feira, 17, quando elementos invadiram uma tecelagem do senhor Nelsinho Henriques e levaram 19 mil reais em cheques e promissórias de clientes. No final do mês passado, uma residência do sítio Lagoinha, município de Conceição, foi invadida por dois homens armados. Depois de espancarem a família, os elementos levaram uma moto e aparelhos de telefone celular da residência.

Nos últimos cinco anos tem crescido o número de assaltos, roubos, furtos e estupros na zona rural do Vale. Por ser uma área pouco habitada e de difícil acesso, o que dificulta uma ação rápida da polícia, os sítios estão se tornando alvo preferencial dos bandidos.

Na área rural de Itaporanga, por exemplo, têm sido registrado com freqüência furtos, roubos e até um latrocínio já ocorreu. Foi há dois anos e sete meses no sítio Várzea do Boi. Dois elementos, um dos quais menor de 17 anos à época, invadiu a casa do agricultor Zeferino Antônio de Freitas, de 56 anos, do qual roubaram uma TV e uma arma antes de matá-lo a golpes de faca. Morando sozinho e sem vizinho próximo, o homem não teve escapatória.

A zona rural de Santa Inês é uma das mais violentas: no dia 9 de agosto do ano passado, bandidos invadiram duas residências no sítio Altinho e levaram quase vinte mil reais dos agricultores Francisco de Assis Marinho e Ivanildo Holanda Marinho. Eles e seus familiares foram amarrados pelos criminosos. Outro crime brutal foi registrado no sítio Capim, em janeiro deste ano, quando a viúva Ana Furtado de Olanda, de 56 anos, teve sua casa invadida durante a madrugada. O homem feriu ela e duas netas antes de estuprar e matar sua filha, de apenas 14 anos.

No município de Ibiara, além de furtos e roubos, também há registros de estupros. Um dos casos que mais repercutiu ocorreu no final de 2007 no sítio Barra de Cabaças. Uma estudante de apenas 15 anos foi violentada sexualmente. O autor do estupro, o agricultor Elton Miguel Leite, trabalhava para o pai da vítima.

Violência sexual também na zona rural de Diamante. O caso ocorreu no sítio Pombinho em junho do ano passado. A menor P.R.B., de apenas 11 anos, foi estuprada pelo próprio padrasto, o agricultor José Cleudo de Moura. Ao tomar conhecimento do fato, a mãe da criança foi até a cidade para denunciar o fato à polícia e, quando retornou para casa, o homem havia raptado a menor, mas horas depois a menina conseguiu se desvencilhar do agricultor, que foi preso dias depois em um sítio do município de Ibiara.

Em 15 de janeiro deste ano, dois elementos invadiram uma casa da fazenda Maracujá, município de Santana dos Garrotes, e furtaram várias armas. O proprietário não se encontrava na casa. A dupla foi presa e as armas recuperadas.

A área rural de Conceição é a que mais tem registrado casos de violência nos últimos dez meses. Em novembro do ano passado, no sítio Poço da Pedra, o idoso João Batista Alves, de 94 anos, e seu filho, Expedito Alves de Deus, de 61, foram vítimas de roubo e agressão física. Armado com um facão, Elton Amorim Batista, de 25 anos, invadiu a residência, espancou pai e filho e levou a quantia de 150 reais.

Um fato ainda mais grave ocorreu no sítio Celeiro no mês passado. O agricultor Cícero Jeilton Amâncio da Silva, de 25 anos, foi vítima de latrocínio. Depois de tomar 900 reais e a moto do homem, os bandidos mataram-no a golpes de punhal. O caso está sendo investigado e um dos acusados está preso: é o também conceiçoense João Paulo Olegário dos Santos.

Casa invadida: família roubada e espancada

Este é o título de mais um assalto na zona rural conceiçoense este ano. O agricultor José Roberto Simão da Silva e sua família viveram momentos de terror nas mãos de dois assaltantes no começo da noite do sábado, 21 de março.
O agricultor mora com a mulher e três filhos, com idades entre 9 e 14 anos, no sítio Lagoinha, a pouco mais de dez quilômetros de Conceição. Os dois homens armados com pistola invadiram a residência e espancaram José Roberto e sua mulher.

“Eles bateram muito em minha esposa e só não me mataram porque minha filha, que tem 14 anos, chorou e pediu muito para que não me matassem”, contou emocionado o agricultor durante conversa com a reportagem da Folha.

Conforme ainda a vítima, um dos elementos estava de capacete e o outro usava um boné. Para que não reconhecesse a dupla, o agricultor era obrigado a permanecer olhando para o chão enquanto era agredido.

“Um deles não falava nada, por isso eu desconfio que deve ser gente conhecida”, supôs José Roberto, ao informar que o sítio onde mora é deserto e não há residências próximas à dele: “eu vou sair de lá porque eles disseram que, se eu ficasse, voltariam para me matar”.

Apesar de toda brutalidade dos bandidos, a esposa do agricultor, Maria do Socorro Heleno da Silva, conseguiu fugir com as crianças para o mato. Os assaltantes levaram uma moto e três celulares da família.

Após a saída dos bandidos, José Roberto Simão levou sua família para a residência do vizinho mais próximo e correu três quilômetros a pé até a casa do pai, de onde, através de um celular, acionou à polícia. Policiais militares fizeram diligências, mas não conseguiram capturar a dupla. O caso está sendo apurado pelo delegado Cristiano Santana.

Uma semana depois do fato, a moto foi encontrada nas proximidades do povoado de Mata Grande, mas os elementos que aterrorizaram José Simão e sua família ainda não foram identificados. Com gente tão perigosa solta, as famílias da zona rural de Conceição devem ficar atentas.

Folha do Vale

PM DO VALE DO PIANCÓ DESENVOLVE ÓTIMO TRABALHO

PM de Coremas, prende falso médico acusado de aplicar golpes nos comércio local.
No final da tarde do dia 21/04, uma guarnição de Rádio Patrulha, comandada pelo Cabo Vandes, prendeu em flagrante, MARCOS FERREIRA DE SOUSA, 27 anos, solteiro, professor, residente à Rua Laúnio de Queiroz, nº 198, Bairro belo Horizonte, Patos, Paraíba.
O acusado se encontrava na cidade de Coremas, com o fim exclusivo de aplicar golpes no comércio local; nos estabelecimentos que visitava, efetuava grandes compras de variados gêneros.
Aos comerciantes, às vezes se apresentava como médico ou enfermeiro e sempre com um nome diferente para cada abordagem, tornando por esse motivo, impossível a quitação dos débitos contraídos.
Entretanto, quando freqüentava uma lanchonete localizada no Bairro Cabo Branco, em Coremas, a vítima FRANCILEIDE TOMAZ, desconfiando das ações do falso médico, acionou uma viatura da PM, que após os procedimentos básicos, constatou a veracidade da denúncia, e o encaminhou à Delegacia de Polícia Civil local, apresentando o infrator a Autoridade Policial, para as demais providencias legais cabíveis.

Moto furtada em Piancó é encontrada às margens da BR 361, na saída para cidade de Patos.
Por volta das 23h30min de ontem (20/04), a vítima Saliane estacionou sua moto pop 100, cor amarela, placa MOI 1985/PB, ano 2007/2008, no centro de Piancó, onde reside e ao retornar, notou que o seu veículo não se encontrava mais no local.Ao ser informada, a guarnição de Rádio Patrulha do Pel. PM local, sob o comando do Sgt Sélio deu início às diligências na tentativa de localizar a moto e prender o acusado.Momentos depois através de uma ligação anônima o COPOM do 2º Pelotão foi informado acerca do paradeiro de uma motoneta de características idênticas às da moto furtada, a qual se encontrava abandonada às margens da BR 361, saída para a cidade de Patos.Após adotar os procedimentos de praxe no local, a guarnição conduziu o veículo à Delegacia de Polícia Civil, onde o entregou a autoridade Policial plantonista para as demais medidas cabíveis.

Comandante da 3ª Companhia se reúne com representantes da Prefeitura e Clube local, para definir a segurança no “Poeirão/2009”.
Uma reunião aconteceu na manhã de ontem (24/04),na sede da 3ª Companhia, entre o comandante da Subunidade, Cap Campos, representantes da prefeitura e do clube local, responsável pela realização do poeirão, edição 2009, o segundo maior evento de futebol amador do mundo.
Nessa reunião foi discutida a segurança do certame; para tanto, foi confeccionado um plano de policiamento; dentro do qual se fez um planejamento, abordando a questão da logística, efetivo empregado, meios de locomoção, e tantas outras necessidades indispensáveis para o sucesso de um acontecimento desse porte, bem como, a tranqüilidade do público geral.
Fonte Blog Cia PM-Itaporanga

Ninão em Piancó-PB

Ninão visita a Rádio Nativa Fm de Piancó